Professores e Estudantes da FASVIPA tem aula de campo na comunidade indígena Xokó.
No dia 18 de novembro de 2019, foi realizada uma aula de campo com o Prof. Josuel Omena de Gusmão Cabral, do curso de Direito e a Profa. Ercilaide Tenório Lisboa, do curso de Enfermagem, na comunidade indígena Xokó, as margens do rio São Francisco, na denominada Ilha de São Pedro, pertencente ao município de Porto da Folha/SE.
Como objetivo principal da aula de campo, foram apresentadas aos estudantes a aldeia, a cultura, a economia, os desafios da comunidade e seus rituais sagrados.
Ainda sobre a história desses povos e comunidade tradicional, foi relatado aos visitantes as dificuldades por conta da perda da posse de suas terras, as quais se encontravam de posse de uma família branca. Então, o povo indígena Xokó, motivado por Frei Enoque, resolveu lutar por suas terras, e assim buscar a liberdade através da posse de seu território, mas também pelo reconhecimento enquanto comunidade indígena.
Segundo o Prof. Josuel Omena de Gusmão Cabral, a aula buscou despertar o dos alunos pela cultura indígena, através da comunidade Xokó, e assim, discutir valores, entre eles ambiental, social, cultural e econômico. Os Xokó continuam firme em sua luta pelo reconhecimento enquanto comunidade indígena, por seus valores, organização social, costumes, línguas e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam.